Inicialmente, para poder reduzir gastos, é preciso ter clareza sobre qual é o seu padrão de gastos por setor (Habitação, educação, saúde, lazer, transporte, supermercado, etc). Fazendo isso, vai te ajudar a entender onde e como você pode economizar para poder investir em sua liberdade financeira.
Como dizem grandes empresários brasileiros: “Custos e despesas são como unhas, estão sempre crescendo. Periodicamente precisam ser cortados”.
Após fazer uma relação com todos os seus gastos, procure ver onde você está gastando muito, é aí que os cortes precisam acontecer. Isso não significa que cortes pequenos não precisam ser cortados, pois você pode estar pagando um valor pequeno em determinado produto ou serviço, que é totalmente supérfluo e/ou desnecessário, como por exemplo, tarifas bancárias e anuidades de cartões de créditos.
Determine metas para redução de gastos, o aconselhável é que consiga reduzir entre 20% e 30% dos seus gastos, para que possa começar a investir no seu futuro.
Periodicamente refaça essas contas e procure sempre algo que possa ser reduzido.
Você já deve saber que pequenos valores economizados hoje, podem se transformar em uma grande reserva no futuro, fazendo grande diferença na conquista de seus objetivos. Isto é, de fato, uma realidade, pois sem conseguir uma renda adicional, a única forma de aumentar o potencial de seus investimentos será reduzindo ou cortando pequenos gastos.